Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Vestibulares
Vestibulando, conheça um pouco sobre o curso de Enfermagem e a profissão de Enfermeiro

O enfermeiro é uma espécie de interface entre pacientes, seus familiares e os médicos. Sua vida não é fácil. Muita agitação para enfrentar as situações mais inesperadas que poderão surgir num pronto-socorro ou hospital.

Durante o curso de enfermagem, o candidato precisará estudar bastante. Aprenderá sobre suas responsabilidades e a tomar decisões rápidas, afinal a vida e a segurança dos pacientes estarão em suas mãos. Será do enfermeiro a atribuição de garantir a qualidade de vida do paciente, coletar dados sobre avanços ou retrocessos no quadro de saúde, auxiliará no diagnóstico, manterá a higiente e alimentação dos pacientes. Administrará remédios, fará curativos ou prestará serviços sociais, levando campanhas educacionais à comunidade. Nesta situação, poderá participar de programas do governo como o "Saúde da família", atuando na prevenção de doenças (sexualmente transmissíveis, campanhas de desnutrição por exemplo) e de acidentes.

O enfermeiro não pode se contentar apenas com o conteúdo visto no seu curso de enfermagem. Precisa reciclar-se. Fazer novos cursos que complementem sua graduação em enfermagem. Quando fizer isso, descobrirá que seu campo de atuação é maior do que ele imaginava. Poderá trabalhar em casas de repouso, asilos ou ainda trabalhar como autônomo no seu bairro ou cidade.

O curso de Enfermagem

Desde o início dos anos 2000, a graduação em enfermagem assumiu um foco de socorro primário, conforme o que realmente acontece com os enfermeiros em hospitais, postos de saúde, ambulatórios, etc. Nos primeiros anos, os estudantes têm contato com disciplinas básicas tais como microbiologia, anatomia, psicologia, sociologia, histologia, parasitologia, entre outras. À medida que o curso se desenvolve, o aluno passa a ganhar responsabilidades, atendo a pacientes nas enfermarias. Daí, geralmente segue para o estágio, que é obrigatório e sempre sobre a tutela de um professor. Um trabalho de final de curso é geralmente solicitado ao aluno no final do curso. Este trabalho, geralmente, é o relato ou estudo de casos que podem ter ocorrido durante o estágio do aluno ou sua vivência nas enfermarias..

Curso de enfermagem: onde atuar?

- O enfermeiro poderá trabalhar na administração de hospitais e casas de saúde auditando procedimentos durante sua montagem. Ou ainda, poderá trabalhar como enfermeiro-chefe, comandando equipes no atendimento direto aos pacientes.

- Pode se especializar-se para lidar com situações pós-cirúrgicas onde for exigido conhecimento específico para tratamento do paciente.

- Comandar equipes de pronto atendimento para situações de emergência envolvendo acidentes de trânsito ou naturais.

- Atuar na saúde da família, em sua residência, onde administrará medicamentos, fará curativos, dará dicas de saúde e limpeza.

- Poderá trabalhar em empresas, orientando na prevenção de acidentes e fornecendo treinamento para garantir melhor bem estar e saúde dos funcionários.

- Assistir às gestantes, parturientes e lactantes.

 


Fonte: website Vestibulando Web


 Este conteúdo foi visitado 2534 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2