Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Enfermagem em Saúde Pública
SES/SE - Saúde de Sergipe promove ações para lembrar Dia Mundial de Luta contra Hepatites

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a equipe do município de Aracaju, disponibilizou na última quarta-feira, 28, o teste rápido para diagnóstico da hepatite C e a vacina contra a hepatite B, no shopping Jardins. A ação fez parte das atividades em celebração ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, comemorado nesta quarta.

De acordo com Áurea Dantas, responsável técnica pelo Programa Estadual de Hepatites, estão sendo vacinados somente os jovens até 19 anos e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como gestantes. "Quanto à hepatite C, todas as pessoas de qualquer idade, sexo ou profissão podem fazer o teste rápido para diagnóstico", informou a técnica.

No estande montado no shopping, a SES ficou responsável pelo teste rápido da hepatite C e a vacina contra a hepatite B estava sob responsabilidade da Secretaria de Aracaju. No local, também foram disponibilizados preservativos.

O médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids, presente na ação, afirmou que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) e que, portanto, o uso da camisinha é fundamental. "Este tipo de hepatite também pode levar a pessoa a ter cirrose, o que pode desencadear num câncer de fígado", alertou.

Ele acrescentou que os postos de saúde identificaram que a cobertura vacinal nos jovens abaixo dos 19 anos está pequena. "Por isso, aproveitamos a data comemorativa e o local, onde muitos jovens nesta faixa etária circulam, para vacinar", argumentou o médico.

Para a hepatite C, não existe a vacina. "Como o contágio é através do sangue, a prevenção é muito importante, principalmente com equipamentos cortantes e perfurantes que são utilizados nas barbearias, salões de beleza e nos estabelecimentos que fazem tatuagem. As lâminas de barbear devem ser descartáveis, os profissionais devem utilizar luvas e ter bastante cuidado com sangue. O ideal é que as pessoas levem seu próprio material, como alicates de unha, por exemplo", aconselhou Almir Santana.

Prevenção

Para a psicóloga jurídica Érica Silva, 32 anos, que fez o teste rápido para diagnóstico da hepatite C, é primordial a prevenção. "Fiz o teste porque muitas vezes temos uma doença e não sabemos. Às vezes não sentimos nada e os vírus estão incubados. Por isso, resolvi fazer o teste porque se eu tiver a doença já faço logo o tratamento", disse. O resultado do teste da psicóloga deu negativo.

A manicure Ana Lúcia Oliveira Gama também reconhece a importância da prevenção. "Nunca me vacinei e, como faço parte dos grupos vulneráveis à doença, resolvi me vacinar. Apesar de ter recebido a informação de que é mais comum contrair a hepatite B nas relações sexuais, é melhor prevenir", enfatizou a manicure. Ela foi informada que ela terá que ir ao posto de saúde daqui a 30 dias para receber a segunda dose.

Por Gleydiomar Souza Góis

SES/SE




 Este conteúdo foi visitado 1437 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2