Nova pagina 2

 

 
Nova pagina 2

Principal   

Quem somos   

Últimas notícias   

Eventos   

Notícias da Saúde   

Artigos da Saúde   

Notícias da Enfermagem   

Vestibulares   

Instituições de Ensino   

Cursos e capacitações   

Concursos em Destaque   

Calculadoras   

Links Interessantes   

Terminologias   

Pesquisas e Estudos   

Biblioteca Virtual   

Enfermagem   

Biológicas e da Saúde   

Pós-Graduação   

Idiomas   

Áreas de Atuação   

Conselhos   

Enfer. em Saúde Pública   

Enfermagem do Trabalho   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

Leis,   
Decretos e Resoluções   

Código de Ética   

 
Nova pagina 2
   | 1 enfermeiros on-line

Concursos!  

  Enfermagem em Saúde Pública
Iniciativas de Gestão do Conhecimento começam a ser mapeadas nos hospitais federais e institutos vinculados ao MS




Levantamento contribuirá para aperfeiçoamento das políticas públicas; gestores podem encontrar subsídios para elaborar projetos, aprimorar os já existentes e se antecipar a problemas futuros


Começa nesta terça-feira (22), junto aos hospitais federais e aos institutos diretamente ligados ao Ministério da Saúde (MS), o mapeamento das ações relacionadas à gestão do conhecimento, tecnologias da informação, lições aprendidas e trabalho em rede. O cadastro das iniciativas deve ser feito até 2 de julho, por meio do formulário disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=3908. O preenchimento do formulário eletrônico destina-se a dirigentes e técnicos que desempenham atividades referentes à gestão do conhecimento, a exemplo da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), Biblioteca Virtual em Saúde e Observa RH.

O Plano de Gestão do Conhecimento está previsto nas metas para 2010 da Secretaria-Executiva e se alinha ao Mais Saúde, no que se refere às práticas de informação e de conhecimento. Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE), tem o apoio da Coordenação-Geral de Inovação Gerencial (CGIG/SE).

A primeira etapa do Plano é o mapeamento das iniciativas, pois, a partir da análise das práticas já existentes, a expectativa é obter um cenário abrangente e convergente das ações de geração, divulgação e compartilhamento de conhecimento no MS. Entre 28 de maio e 18 de junho, mais de cem iniciativas sobre sistemas, informativos e eventos, entre outras práticas de gestão do conhecimento, foram levantadas junto à sede do Ministério da Saúde e seus núcleos estaduais.

A coordenadora-geral de Documentação e Informação, Eliane Santos, avalia que a primeira etapa do mapeamento foi positiva, mas ressalta a importância da participação de todos para o êxito da estratégia. “Conseguimos, com o apoio de todas as áreas, alcançar um bom número de registro de iniciativas nas primeiras semanas. Sabe-se no entanto, que o MS tem inúmeras práticas em informação e conhecimento que precisam ser compartilhadas. Diante disso, decidimos manter o cadastro aberto àqueles que não conseguiram participar no primeiro momento ”, informa.

O estabelecimento da gestão do conhecimento contribuirá, inclusive, para aperfeiçoar as políticas públicas, uma vez que o domínio dessas práticas pode resultar na geração de novos saberes. Desta forma, os gestores podem encontrar subsídios para elaborar projetos, aprimorar os já existentes e se antecipar a problemas futuros. Além disso, a gestão do conhecimento perpassa todas as áreas envolvidas com a saúde, tendo em vista que a informação está presente nas metodologias aplicadas aos programas que visam melhorar as condições de vida da população.

Outras informações pelo telefone (61) 3315-2203 ou e-mail: conhecimento@saude.gov.br


Fonte: Ministério da Saúde.



 Este conteúdo foi visitado 2344 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
Livros - Submarino.com.br
Nova pagina 2

Nova pagina 2
 
 
 


Acompanhe nosso RRS

 

 

 
Nova pagina 2